8.10.16

Sequências literárias que me decepcionaram


Tem aqueles livros que você lê e falta só implorar por uma continuação. Tem outros que a continuação vem, mas você só queria poder viajar no tempo e ter os recursos necessários para impedir o autor de publicá-la. Esse post é para falar dos livros dessa última categoria.


P.S.: Ainda Amo Você – Jenny Han
Continuação de Para Todos Os Garotos Que Já Amei

Começando por aquele que me motivou a escrever esse post! Eu tinha gostado tanto do primeiro que fui correndo ler o segundo e quebrei a cara. A leitura se arrastou pelo mês todo! Eu, que achava a personalidade da Lara Jean uma das melhores coisas, só me decepcionei ao ver que ela virou um poço de insegurança - só sabia se comparar a Genevieve, a ex-namorada de Peter. Pra completar, a autora decide jogar pra escanteio um dos personagens que fazia parte do triângulo amoroso original, só para trazer outro personagem e criar outro triângulo amoroso! Genial. Esse livro se reduziu a drama totalmente desnecessário, a Jenny Han podia muito bem ter deixado o final do primeiro fechadinho e não ter escrito a continuação. Para a minha alegria, parece que ela ainda vai lançar um terceiro.

Quase Pronta – Meg Cabot
Continuação de A Garota Americana

Porque desde cedo a gente tem que aprender a lidar com as decepções da vida. A Garota Americana foi o primeiro livro que li da Meg Cabot, e na época era um dos meus favoritos, já o reli outras duas vezes. Lógico que eu tinha que ler a continuação! Então no alto dos meus 12 anos, fui ler Quase Pronta esperando mais das trapalhadas da Samantha (que ficou famosa por salvar o presidente dos EUA de um cara doido), quando me deparo com um livro onde a história toda gira em torno de sexo. É, o quase pronta do título é isso, ela decidindo se ia ou não transar com o namorado. Até me pergunto se lendo hoje eu não mudaria a minha opinião do livro (vai que era a minha cabeça de 12 anos), mas nunca surgiu o desejo de dar outra chance.

Crescendo – Becca Fitzpatrick
Continuação de Sussurro

Sussurro foi um livro que eu devorei em um dia e depois tive que aguardar ansiosamente pela continuação. Quando esta chegou, eu quis largar no segundo capítulo. Até hoje não entendo o que aconteceu com a Nora em Crescendo, ela fica tão infantil (“vou fazer algo perigoso para o Patch vir atrás de mim, mas quando ele chegar vou mandar ele ir embora”) e é tanta crise de ciúme que eu sinceramente quis entrar na história para auxiliar o vilão. Me obriguei a terminar o livro, e até me surpreendo com o fato de que eu li a série toda, pois essa pra mim é uma que devia ter tido só o primeiro livro (ainda que o 3º e 4º livro tenham sido mais suportáveis do que esse).

Palace of Treason – Jason Matthews
Continuação de Roleta Russa

Eu não esperava nada de Roleta Russa, mas foi um livro que me surpreendeu positivamente. Adorei todo o misto de suspense, espionagem (EUA vs Rússia) e romance. O suficiente para ler a continuação, mesmo em inglês. E aí veio a decepção. O livro não é tão ágil quanto o primeiro, tem muito mais enrolação, e eu acho que dei uma dormida em umas partes. Sei que tive que ler o final duas vezes, porque terminada a leitura eu não lembrava mais o que tinha acontecido (sintam como eu fiquei presa na história).

Menções honrosas

Depois de Você – Jojo Moyes
Continuação de Como Eu Era Antes de Você

Eu já falei desse aqui, mas é mais um pro time dos desnecessários. Eu esperava ver a Lou tocando a vida depois de Como Eu Era Antes de Você, e o que temos é drama e um pouco de enrolação.

Harry Potter and the Cursed Child – J.K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany
Continuação de Harry Potter

Esse é o roteiro, mas está sendo comercializado como a “8ª história”, então entra no quesito sequência. Já expressei a decepção, e digo que tem fanfics melhores por aí.

Então me contem, quais continuações que te decepcionaram?

2 comentários:

  1. Eu ainda não li Cursed Child, e tô com medo, porque eu li os spoilers e tô morrendo de ódio. Aiai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente os spoilers estão certos, eu li e só passei raiva :(

      Excluir