29.6.16

Leituras de Junho


Fiquei muito feliz que mesmo ocupada com a faculdade eu não parei de ler. Meu ritmo de leitura diminuiu bastante (como vocês vão ver pela graande quantidade de livros lidos), mas não parei! Pra falar a verdade, desenvolvi um novo hábito, que é ler no metrô e utilizar esse tempo no transporte para algo útil, haha.

Em maio eu li os três livros que faltavam para eu completar a série Millennium, de Stieg Larsson, que tinha começado ano passado com Os Homens que não Amavam as Mulheres. Estou assistindo aos filmes suecos, adaptações da série, e espero um dia voltar aqui com um post falando exclusivamente dela.

Agora, os livros que li em junho foram...

O Amor nos Tempos do Ouro - Marina Carvalho

Falei em outro post como foi conhecer a Marina e agora estou aqui pra de fato falar o que eu achei do livro. Ambientado em Minas Gerais, por volta dos anos 1730, O Amor nos Tempos do Ouro conta a história de Cécile, uma jovem que acabou de perder a família e se vê obrigada pelo tio, seu único parente vivo, a casar com Euclides da Cunha, um homem rico e também cruel, dono de escravos. Para levar a moça da casa do tio até ao noivo, Fernão, um explorador, foi contratado. Durante a viagem, Cécile e Fernão se aproximam e aí já dá pra formar a torcida para que eles fiquem juntos.

A protagonista é o tipo de mocinha que eu gosto, porque ela é determinada, teimosa (haha), e a do tipo que se salva, não fica esperando uma ação só do mocinho. ;)

Eu gostei bastante da escrita da Marina, mesmo usando a linguagem da época, é muito fácil se prender na leitura. Cada capítulo começa com um trecho de uma poesia - o que eu achei muito interessante - e ela ainda mescla esses capítulos narrados em terceira pessoa com trechos do diário de Cécile.

Só teve uma coisa lá pelo final que me deixou triste - e sem entender a motivação pra tal acontecimento, porque me pareceu que era só pra ser triste mesmo. Mas quando eu achava que sabia o que ia acontecer (e já estava até ficando com raiva), a Marina me surpreendeu. Como vi que vai ter uma continuação, espero que as consequências desse ~acontecimento~ sejam exploradas, e que a autora continue me surpreendendo positivamente. Acho que vocês deviam ler também, pra eu não sofrer sozinha esperando o próximo livro, haha.


Depois de Você - Jojo Moyes

Eu gostei muito de Como Eu Era Antes de Você, e não pude deixar de ficar animada ao ver que a continuação (e o filme, que mal posso esperar pra ver) foi lançada. E justamente por ser continuação, essa minha opinião aqui conterá spoilers do primeiro livro.

No começo, a leitura fluiu super bem, estava curiosa para saber o que a Lou faria da vida, agora sem o Will. E ela está bem perdida - a família não fala com ela porque não consegue aceitar a sua participação na morte do Will, ela trabalha num bar com um chefe horroroso, mora num apartamento mal mobilhado, e claro, ainda não superou o ex. Alguns acontecimentos desse começo me deixaram empolgadíssima - como o aparecimento de Lily, a filha de Will.

Mas desse ponto em diante o livro passa tanto tempo falando dos problemas da Lily, e a Louisa deixa a vida estagnar por se sentir responsável pela menina... Que olha, fui ficando desinteressada e com raiva. Não cogitei abandonar a leitura porque ainda tinham algumas partes boas, como todo o grupo de apoio e como eles lidam com o luto, a família da Lou - a mãe dela feminista é uma das melhores partes! - e o Sam, o interesse amoroso.

Ao chegar no final, descobri que o livro que eu esperava - a Louisa seguindo com a vida mesmo - talvez fique para um próximo, foi deixado um gancho ali no último capítulo. Mas na verdade eu nem sei se quero outro livro, porque o que eu senti é que deveria ter ficado só no Como Eu Era Antes de Você. :/


E vocês, leram muito esse mês?

10 comentários:

  1. Oi, Beatriz! Junho também foi um mês de poucas leituras para mim. Quero ler esses dois do seu post. E mesmo sem ter lido ainda "Depois de você", concordo que deveria ter ficado apenas com "Como eu era antes de você". Pra mim a história já estava fechadinha, sem necessidade de continuação.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, achei que a história não precisava de continuação, mas já que lançou eu fui ler, haha. Mas não sei se lerei caso a autora decida lançar mais um.

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Bia, gostei muito do Depois de você, li ele, pensando: "meu Deus coitada da Lou", mas eu achei o final bem triste, espero que tenha outra continuação!!!
    Beijus

    http://my1life2in3books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu senti que a história de verdade ela deixou para um próximo livro, mas não sei se o lerei, caso a Jojo Moyes o lance. Fiquei um tiquinho decepcionada com esse.

      Beijos!

      Excluir
  3. Primeiramente: sei como é, minha vida parece que fica parada quando estou em aula
    masss chegaram as ferias <3 primeiro dia já e fui procurar livros novos hahah comecei com a saga de divergente
    esse que você indicou não li ainda, mas pretendo ler o Depois de você (assim como o Como eu era antes de você)
    adorei aqui
    bjss

    CriatividadeNasUnhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divergente eu comecei a ler mas não terminei, apesar de gostar dos filmes. E o Como Eu Era Antes de Você é muito bom, ainda que triste. :/

      Beijos!

      Excluir
  4. Acredita que ainda não li a continuação da Jojo, é que dei uma parada nos livros tristes rs.
    Mas pretendo ler logo.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que dar uma pausa mesmo, só livro triste não dá hahaha Tem que intercalar com uns alegres.

      Beijos!

      Excluir
  5. Estou querendo muito ler o Depois de Você! Algumas pessoas não gostaram da continuação, mas estou curiosa mesmo assim.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostei muito, achei um pouco desnecessário, mas vale a leitura pela curiosidade sim. :)

      Beijos!

      Excluir