21.5.16

Sessão de Autógrafos - Marina Carvalho


No  sábado passado (14), teve aqui em São Paulo uma sessão de autógrafos com a autora Marina Carvalho, devido ao lançamento de seu mais novo livro, O Amor Nos Tempos do Ouro.

Eu não conhecia a Marina mas ouvi falar de seu livro através do Facebook da editora Globo Alt. A capa foi a primeira coisa que me atraiu (porque, se não me engano, rolou até uma enquete para os leitores a escolherem), e quando o livro foi lançado, corri para baixar uma amostra do e-book.

O Amor Nos Tempos do Ouro conta a história de Cécile Lavigne, uma jovem franco-portuguesa que acabou de perder a família. Seu único parente é o tio Euzébio, que a prometeu em casamento a Euclides de Andrade, o mais rico proprietário de terras de Minas Gerais, um homem nada agradável. Para levá-la do Rio de Janeiro até Minas Gerais, o explorador Fernão é contratado. E é claro que essa viagem promete muita coisa para Cécile e Fernão. ;)  E eu adorei que a mocinha é mais uma das que são a frente de seu tempo e desafiam um pouco as normas da época.

Já fui conquistada logo na nota da autora, onde a Marina falava da pesquisa sobre a história brasileira, além de justificar a linguagem usada nos diálogos. Sei que ao escrever um romance histórico é de se esperar que o autor faça uma boa pesquisa, mas é tanto livro em que a gente percebe umas falhas graves, que só fato dela explicar um pouco desse processo – de ver o cuidado que ela teve – já me deixou interessada. Devorei a amostra (que sempre acaba no melhor momento, né, quando já estamos cativados pela história e doidos pra ler o resto) e ao ver esse lindo na livraria não deu outra, comprei!

E então teve a sessão de autógrafos! Fui na maior cara de pau, não tinha lido nenhum livro dela, mas por que não, haha? ¯\_(ツ)_/¯ Eu nunca tinha ido numa sessão de autógrafos antes e achei tudo muito bem organizado. Não sei se é padrão, mas estavam até servindo água e vinho em taças, haha. No bate-papo, mediado pela também autora Bianca Briones, a Marina falou mais do processo de escrita, da pesquisa, de futuros projetos… A Bianca também contribuiu para esses tópicos, e as duas falaram bastante de como os autores nacionais vêm ganhando espaço. Achei que foi bem legal e que as perguntas que o pessoal fez renderam boas respostas.

  

Achei a Marina muito simpática e adorei conhecê-la! O Amor Nos Tempos do Ouro é a minha leitura atual e eu espero logo mais vir aqui contar do que eu achei desse romance. :)

18 comentários:

  1. Já li livros dessa autora, acho que ela escreve super bem, me encantei por ela, adoraria conhecê-la também! Parabéns pelo post!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o primeiro livro dela que li, já quero ler outros!

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Beatriz! Esse livro parece ser muito bom! A primeira coisa que me chamou a atenção nele também foi a capa, tão bonita! Agora que já tem o livro todo (e ainda autografado) é só concluir a leitura e conta aqui o que achou.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda mesmo! E já terminei, em breve posto falando o que achei.

      Beijos!

      Excluir
  3. Me interessei pelo livro principalmente por conta das pesquisas históricas.
    Também me deixa muito agonia ler um livro que não contenha estudos aprofundados sobre o local, história, grandes falhas e afins. Se é pra resgatar o cenário, que resgate por completo, né?

    Ir a uma sessão de autógrafos deve ser bem bacana! Nunca fui.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, falta de pesquisa me incomoda demais nos livros, por isso me interessei por esse.

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Bia, tudo bem?
    Achei o nome do livro lindo, e só de saber que é um romance em tempos difíceis já me conquistou. ♥
    Gostei de saber que autora é esse pote de doçura.
    Beijão, e espero ver a sua resenha em breve.

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terminei o livro e a resenha sai em breve! E coloca tempos difíceis, hein, haha.

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Beatriz,

    Fui no encontro da GloboAlt e a Marina estava lá, o livro ainda não tinha capa, só a previsão de lançamento, eu que nunca tinha lido nada da autora me cativei pela temática e pelo trabalho e cuidado dela pra criar esse livro. Infelizmente, não pude ir na sessão de autógrafos, mas quero esse livro na minha estante em breve.

    Beijos, Le.

    Refração Cultural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ter ido nesse encontro da GloboAlt! Esse foi o primeiro livro que li da Marina, e gostei bastante, quero ler outros. :)

      Beijos!

      Excluir
  6. Sabia que eu conhecia ele de algum lugar auhsauhs foi da votação para a capa <3
    Já fiquei super interessada na história, me cativa muito quando em romances de época a personagem principal tem uma personalidade forte, sabe? E também gostei pelo fato de se passar na minha terrinha! Já está adicionado na minha lista :D Beijos

    www.quetransborde.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então você vai gostar da Cécile, porque ela é uma mocinha forte sim, mesmo na época, haha.

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Bia! Apesar de eu não curtir muito romances (salvo Austen) fiquei interessada por ser historiadora e curtir o fato de a autora ter tido a sensibilidade e cuidado de desenvolver uma pesquisa histórica para sua ambientação. Sei que dependendo da época em que se passa, no Brasil, a linguagem é muito diferenciada. Dá uma olhadinha na Hemeroteca Digital, lá tem vários periódicos de época e você pode ter uma ideia da linguagem!
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse cuidado da autora foi realmente o que me atraiu no livro! Vou dar uma olhada sim, acho bem legal ver como a língua foi se modificando.

      Beijos!

      Excluir
  8. Estou louca para ler esse livro dela.
    Querem muito que ela venha aqui para Recife. Espero que sim, aí aproveito para comprar o livro.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, torcendo pra que ela vá! Também fiquei esperando pra comprar o livro, haha.

      Beijos!

      Excluir
  9. Olá, tudo bom?
    Eu morro de vontade de ir em uma sessão de autógrafos, mas nunca pude, infelizmente.
    Gostei do livro, principalmente por se passar na época do Brasil colonizado e é um assunto que me interessa profundamente.
    A capa é muito linda! Adorei.

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca tinha ido, achei bem legal! Espero que você tenha a oportunidade também.

      Beijos!

      Excluir