8.5.16

Então você quer ser um jedi?


Essa semana teve o Star Wars Day (May the 4th be with you!), e eu atrasada decidi aproveitar para falar um pouco sobre um livro que eu li recentemente, além de outras coisinhas. :)

Meu primeiro contato com Star Wars foi por volta dos 10 anos quando eu assisti aos episódios I, II e III, as prequels. Perdi o interesse em ver a trilogia original porque fiquei muito triste com o desfecho de um tal Anakin Skywalker de quem eu gostava muito, haha. Isso até a véspera de 2015, onde por falta do que fazer mesmo eu passei o 31 de dezembro assistindo todos os filmes. Aí veio O Despertar da Força e eu surtei total, haha.

E desde então, estou longe de me considerar a maior fã, mas gostei muito e tento convencer os meus amigos que são tão desinteressados quanto um dia eu fui. Se você faz parte desse grupo, lá vai a primeira dica.

De lá pra cá, adquiri alguns livros de Star Wars, um deles sendo o Então Você Quer Ser Um Jedi? do Adam Giowitz. A editora Seguinte publicou uma trilogia que é a novelização dos filmes da trilogia original. O que eu tenho equivale a segundo filme, O Império Contra-Ataca.

Logo nas primeiras páginas, eu percebi que não era o público-alvo do livro, haha. O autor explica tudo direitinho, descreve as naves, as criaturas – as partes em que ele fala do Chewbacca são as melhores! – o que, pra quem já viu o filme, é meio óbvio. Sem contar todos os acontecimentos, que eu também já sabia. Mas o autor fez algo interessante, que é narrar a história como se o leitor fosse o Luke – vira tudo “Você faz tal coisa.”  Ao final de cada capítulo ainda tem as lições para você se “tornar um jedi”. Mesmo com tudo isso, ainda achei uma boa leitura, até leve e divertida, e terminei o livro rapidinho. É um tanto infantil (de novo, estou fora do público-alvo), mas acho uma proposta válida pra quem precisa desse “empurrão” para ver os filmes. :D

Não posso falar dos outros livros da trilogia, mas creio que todos sigam a mesma proposta. Além disso, são lindos. As capas tem relevo, o livro tem ilustrações, e ainda tem um marcador recortável em uma das orelhas. ;)

 

A próxima dica também é um ~tanto infantil~ mas eu nem ligo. Toda vez que eu passava na livraria ficava folheando esses livrinhos, porque achava a arte muito fofa. E sofria um pouco porque não entendia as referências, o que acabou sendo um pontapé pra eu ver os filmes e entender tudo. Estou falando de Darth Vader e filho e A princesinha de Vader, do Jeffrey Brown!

É fofo, e como eu disse, lotado de referências! Depois que eu assisti aos filmes, reli (bateu aquele sentimento de “aaaah, é por causa daquilo!”) e adorei ainda mais. :)

 

Minha última dica é O Despertar da Força mesmo! Tem várias recomendações de por qual ordem começar a assistir Star Wars, mas nada impede que se inicie pelo último. Algumas coisas serão perdidas, mas acho que dá pra entender o filme numa boa – como deveria ser, no início dessa nova trilogia –, e aí despertado o interesse (haha) dá pra correr atrás dos outros filmes. Até agora não ouvi ninguém dizendo que se decepcionou com o filme, então agora é aproveitar que já saiu o DVD/Blu-ray. :)

 

E vocês, de qual lado da força estão? Já convenceram alguém a assistir os filmes?

4 comentários:

  1. Oi Bia! Então, eu assisti quase tudo do Star Wars, mas sou atrasada. Nunca assisti numa ordem e ainda não vi o último. Eu gosto muito da história mas não me considero fanática. Tenho o livrinho da Princesinha de Vader e os manuais que a Bertrand Brasil lançou (do Jedi, Sith, Caçador de Recompensa e o outro que esqueci). Mas ainda não li os manuais, tô entupida de leituras, hahaha. Mas é um universo que gosto muito!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou querendo muito ler os manuais, mas a lista de leitura aqui também é longa, haha. E eu também sou assim, gosto muito mas não sou fanática.

      Beijos!!

      Excluir
  2. Eu assisti tudo de Star Wars e gosto bastante, mas nao me considero fã. Mas vejo tudo que sair, rs.
    Eu ainda não li nenhum dos livros lançados, mas tenho um que é Como Star Wars Conquistou o Universo.

    Beijos!
    Carissa
    www.carissavieira.com.bt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também sou bem assim, assisto tudo que sair, mas não me acho a maior fã não, haha.

      Beijos!

      Excluir