3.4.16

Musicais – Wicked e Cinderella


Março foi um mês ótimo no quesito musical – aqui em São Paulo tiveram várias estreias! Eu, que muito gosto do gênero, fui correndo assistir a dois deles, Wicked e Cinderella.

Eu e Wicked já temos história. É o meu musical favorito, que conheci em 2009 (por causa de Glee, vamos confessar) e o meu sonho era conseguir assistir ao vivo, só ouvir as músicas e ver os vídeos das apresentações não era suficiente. Eu realizei esse sonho em 2014, em uma breve passagem por Nova York. E então, no final do ano passado anunciaram que haveria montagem aqui no Brasil! Dizer que eu surtei é pouco, eu não parava de falar nisso (ninguém aguentava mais, haha) e só sosseguei depois que assisti!

O elenco no final e o palco de Wicked

E sobre o que é esse musical afinal?  Wicked tem como subtítulo “A história não contada das bruxas de Oz” o que já o resume bem. Baseado no livro de mesmo nome de Gregory Maguire (que vai ser relançado pela Editora Leya!), o musical conta a história de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, bem antes da chegada de Dorothy, abordando os tempos de faculdade de Elphaba, mostrando o seu desejo de conhecer o Mágico, e claro, sua amizade com Glinda, a Bruxa Boa.

Eu achei que a montagem brasileira está muito boa! Não tenho nem o que comentar do palco, cenário, figurino… Tudo fiel ao da Broadway! Estou acostumada com as letras em inglês, então fui assistir com aquela curiosidade pra ver como tudo tinha sido adaptado. Algumas coisinhas se perderam na tradução, mas o sentido, a mensagem das músicas continua a mesma, e é isso que importa! Quanto aos atores, eu já tinha visto algumas entrevistas, e dava pra sentir o quanto eles são fãs e estavam animados por participarem disso – achei que estavam todos muito bem! Nem preciso dizer que chorei, né?

Quero assistir de novo, e ainda estou na missão de arrastar todo mundo comigo! Se você estiver em São Paulo, mais do que recomendo! Mais informações, aqui.

 

E Cinderella todos já conhecem, né? É mais uma versão para o clássico da garota que é maltratada pela madrasta, mas com a ajuda de sua Fada Madrinha consegue ir ao baile e encantar o príncipe. Esse musical foi feito para TV e teve como base a versão francesa do conto, sendo adaptado para a Broadway anos depois.

Ao que parece, a montagem brasileira não é uma franquia e não tem obrigação de ser uma cópia fiel da Broadway, com exceção do texto e das músicas, o resto – cenário, direção, figurino – é criação brasileira. E eu achei super bonito! Além do cenário, foram utilizados efeitos de projeção por todo o teatro, criando monstros para o príncipe enfrentar e toda uma luz para a mágica da Fada Madrinha! O figurino era outro espetáculo a parte, os vestidos eram lindos, principalmente os da Cinderella, não conseguia desviar o olhar!

O elenco no final e o palco com a projeção do castelo

Como estou acostumada com a versão da Disney achei a história muito interessante, já que tinha um conteúdo que eu não conhecia. Deram destaque para o Príncipe Topher e para os cidadãos do reino, que queriam reivindicar seus direitos. A Cinderella o ajuda com essas questões, aproxima o príncipe do povo, o que eu achei bem legal. A madrasta – interpretada pela Totia Meireles, que estava maravilhosa – e as irmãs apesar de más, eram muito engraçadas!

Também recomendo, quem gosta de contos de fada vai adorar! Tem mais informações aqui.

 

E vocês, gente, gostam de musicais ou estou sozinha nessa? :)

14 comentários:

  1. Confesso que não sou fã de musicais, mas tem uns que ganham meu coração.
    Minha irmã foi assistir Wicked e simplesmente amou.
    Queria ver o da Cinderella. ♥
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom saber que você abre essas exceções aí, tem uns que não dá pra não amar. Ambos são muito bonitos!

      Beijos!

      Excluir
  2. Ahn que sonho! Tenho muita vontade de assistir à um musical, mas ainda não tive a oportunidade!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha essa oportunidade logo, é maravilhoso! :D

      Beijos!

      Excluir
  3. Nunca assisti um musical, mas um dos meu sonhos é ver um de perto lá na Broadway *-*
    Todo mundo fala do musical Wicked, então gostaria muito de vê-lo!
    Amei o seu post e fico feliz que tenha realizado esse sonho, de assistir seu musical preferido <3

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcendo pra você realizar esse sonho também, é uma experiência única e maravilhosa! *-*

      Beijos!

      Excluir
  4. Nunca vi um Musical na vida :( Mas morro de vontade de ir, espero um dia também realizar esse sonho kkk adorei o Post! :)
    Bjs
    http://novembro29.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tô torcendo por você, todo mundo tem que ver musicais e ver o quanto são incríveis, haha.

      Beijos!

      Excluir
  5. Ei Bia, também sou alucinada por musicais! Me abalei para São Paulo ver Wicked e nos próximos dias vai ter uma review no Mesa sobre, também. Eu conheci esse musical logo que ele estreou na Broadway, porque eu sou louca com a Idina Menzel e acompanho a carreira dela há um tempão (desde os tempos de orkut, hahaha), quando fizeram a interpretação em Glee fiquei emocionada e em 2010 eu tive honra de vê-lo no East End em Londres. Amor total!
    Devo admitir que não me emocionei tanto dessa vez quanto em 2010, mas fiquei muito feliz e orgulhosa com o resultado brasileiro <3
    To bem curiosa para ver essa versão de cinderela, devo dizer que quando soube que teria um musical sobre achei meio esquisito, porque nem a Disney tem na Broadway esse musical (que eu saiba), mas agora você falando me convenceu de ir conferir.
    Abraço forte e te espero pelo Mesa ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei louca pela Idina depois de Wicked, até Frozen só vi por causa dela, haha.
      Também não me emocionei tanto quanto da vez que vi na Broadway (aqui só foi um chorinho discreto em Defying Gravity mesmo, haha) mas também fiquei muito feliz!
      Não sabia de Cinderella também, fui mais pela curiosidade e achei bonitinho! :)

      Já estou aguardando ansiosamente seu post, Ana. Beijos!

      Excluir
  6. Eu adoro Wicked!!!
    Morrendo de vontade de ver a versão brasileira.

    Beijos!
    Carissa
    www.carissavieira.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia! Não sou muito fã de musicais apesar de ter O Mágico de Oz em Blu-Ray. Fiquei interessada em Wicked, mas nunca vêm essas coisas boas pra SC.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena, né, se dependesse de mim tinha tour de tudo! E preciso reassistir O Mágico de Oz, adoro Over the Rainbow.

      Beijos!

      Excluir