6.3.16

Tag: Recomendações Literárias


Mais uma tag aqui no blog! Dessa vez fui indicada pela a Ana Carolina do ótimo Mesa de Café da Manhã. Achei bem legal porque é sobre livros, uma das minhas paixões. Como o título sugere, a ideia é indicar um livro pra cada tema. Então vamos lá! :D


  1. Recomende um livro de um gênero que você goste
    Fangirl – Rainbow Rowell
    Esse é um livro que eu gostei bastante, o meu favorito da Rainbow (deu até vontade de reler). É uma junção de coisas que eu adoro – tem um romance fofo, tem família (e conflitos!), e claro, tem fanfic, haha. Acho que todo mundo que participa de algum fandom, lê ou escreve fanfics se identifica um pouco com essa parte. E mesmo se esse não for o seu caso, vale a pena a leitura pelas outras partes, fiquei muito interessada em ver como a Cath, uma garota super tímida, lidava com a mudança que foi o início da faculdade, o afastamento da irmã...  Tenho gostado bastante desses livros YA que tem uma pegada romance + família, como Duff, O Que Aconteceu com o Adeus e A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista.

  2. Recomende um livro pela capa
    Calafrio – Maggie Stiefvater 
    O que me atraiu desde o começo por esse livro foi a capa. Vi que por aqui tiveram umas 3 edições, todas com capas lindas. Acabei lendo a trilogia ano passado e fiquei um pouquinho decepcionada porque não achei o livro tudo isso, mas ainda assim Calafrio tem seus momentos. Recomendo pra quem gosta de histórias com elementos sobrenaturais – nesse caso aqui, obviamente, lobisomens – e quer ter um livro com uma linda capa de lobo na estante, haha.  

  3. Recomende um livro que virou filme 
    Perdido em Marte – Andy Weir
    Eu achei o filme ótimo e fiel ao livro, já assisti umas duas vezes! Ainda assim indico a leitura do livro, porque acho que ajuda a compreender algumas partes do filme e que o autor faz um ótimo trabalho explicando toda a ciência – até eu que sou completamente leiga e tenho pavor das matérias consegui entender o que estava acontecendo. E também tem sempre coisas que ficam de fora das adaptações, e se você também adora descobrir mais coisas sobre os personagens você deve ler o livro, haha! 




  4. Recomende um livro que você ame de paixão
    Coração de Tinta – Cornelia Funke
    Esse é um dos livros da minha infância que eu amo até hoje! É um livro feito pra quem ama livros – o personagem principal tem o poder de tirar os personagens de suas histórias quando lê em voz alta. (Agora vocês imaginem quantas vezes eu já não fiquei pensando no que eu faria se tivesse o mesmo poder!) Essa premissa com uma boa dose de fantasia e personagens ótimos foi o que fez Coração de Tinta ser um dos meus livros favoritos. Acho a escrita da Cornelia muito boa também, sempre me encanta. Super recomendo!  

  5. Recomende um livro que você quer, mas não tem
    Cinder – Marissa Meyer
    Já falei um pouco sobre meu novo amor que são As Crônicas Lunares aqui. Releitura de contos de fadas com uma mistura de ficção-científica e ótimas mocinhas: receita pra chegar no meu coração. Se alguém me pede alguma indicação de livro Cinder é sempre minha primeira resposta! Infelizmente ainda não comprei os livros porque estou esperando a Rocco terminar de lançar todos, já que tenho um leve problema chamado “se eu não comprar tudo junto eu fico com a coleção incompleta” (Sabe Coração de Tinta? Então, não tenho até hoje. Tenho os dois últimos livros da trilogia Mundo de Tinta mas não tenho o primeiro…).

  6. Recomende um livro pelo seu título 
    O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë
    Durante a leitura desse clássico, eu não estava gostando tanto, achava os personagens chatinhos, haha. Depois que terminei, fiquei um tempo pensando na história e assisti ao filme (versão com o Tom Hardy ♥ no papel de Heathcliff) acabei entendendo melhor e gostando do livro, tenho até vontade de ler de novo. E quanto ao título, adoro isso que acontece na tradução de alguns livros, onde o português nos permite essa ~incrementada~ ao mesmo tempo que se mantém fiel ao título original. É o caso aqui: Wuthering Heights (onde wuthering é o som que o vento faz e heights é morro/montanha/colina) virou O Morro dos Ventos Uivantes, que eu gosto bastante, acho dramático e instigante, haha. (Ver também: The Book Thief/A Ladra de Livros que virou ~A Menina Que Roubava Livros~)




  7. Recomende um livro por causa do autor 
    Todo Garoto Tem – Meg Cabot
    Eu adoro os livros da Meg, li vários quando era mais nova e sempre os achei ótimos para passar o tempo! Poderia recomendar vários dos livros dela, mas Todo Garoto Tem (junto com a série A Mediadora) é um dos meus absolutos favoritos e eu já o reli umas quatro vezes. É uma história toda “escrita”, seja no diário de viagem da Jane, no palmtop do Cal ou nos e-mails que os personagens trocam. Mesmo a tecnologia sendo “antiga”, eu acho que isso não interfere na história. É aquele clichê dos personagens se odiarem assim que se conhecem, e no fim, bom, já dá pra prever o que acontece no fim. Mas é ótimo, leiam!  

  8. Recomende um livro que você leu em pouco tempo 
    Orgulho e Preconceito – Jane Austen
    Mais um clássico aqui. O engraçado de Orgulho e Preconceito é que eu já tinha começado a ler uma vez, e não terminei porque enrolei demais e acabou o prazo da biblioteca, haha, Aí ano passado eu peguei pra ler de novo e acabei devorando o livro. Adorei a Elizabeth e como a relação dela vai se desenvolvendo com o Mr. Darcy, assim como fiquei bastante ansiosa com esses dois querendo que eles se resolvessem logo – mas o que eu estava esperando de um livro chamado orgulho e preconceito, certo? Recomendo o filme também, que é lindo e me faz quase chorar toda vez.

  9. Recomende um livro brasileiro  
    O Mistério do Cinco Estrelas – Marcos Rey
    Com o lançamento do trailer de O Escaravelho do Diabo, lembrei dos livros da Série Vaga-Lume que li quando era criança. O Mistério do Cinco Estrelas (e o resto da série: O Rapto do Garoto de Ouro, Um Cadáver Ouve Rádio e Um Rosto no Computador) foi um dos que eu mais gostei, e bateu uma enorme vontade de reler. É super curtinho, então dá pra ler de uma vez só. Espero que um dia possa virar filme também!

  10. Recomende essa tag para outro blogueiro/vlogueiro
    Eu acho que preenchi minha cota de indicações na tag passada, então essa vou recomendar pra quem achou legal e quer responder também! ;) 

14 comentários:

  1. Essa tag é bem legal de responder, né ? :D
    Realmente, a capa de Calafrio é muito bonita e quero muito ler a trilogia!

    Ótimas indicações!

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei responder, falou em livro é sempre legal, haha.
      Calafrio tem a capa linda, é um dos casos que julguei pela capa mesmo, haha.

      Beijos!

      Excluir
  2. Que tag legal!
    Não li nenhum dessa lista, mas lembro de outros títulos da coleção vaga-lume! :)
    Acho que vou responder também!
    Beijos!

    conexaolunar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coleção Vaga-Lume é amor, né? Li outros livros também, aí já bateu a nostalgia.
      E responde a tag sim, vou adorar ver suas recomendações!

      Beijos!

      Excluir
  3. Adorei as suas indicações, dessas eu só li Fangirl, Orgulho e Preconceito e Morro dos Ventos Uivantes.

    Fangirl eu li esses tempos e gostei bastante da leitura mesmo me irritando facilmente com alguns momentos e personagens.
    Mas a verdade é que me identifiquei com Cath, adorei o companheirismo dela e do pai e torcia há todo instante para que tudo desse certo em sua vida, então acho que esses fatos fizeram a leitura valer super a pena..

    Orgulho e Preconceito e Morro dos Ventos Uivantes eu não tenho muito o que falar pois fazem parte dos meus favoritos, moram aqui no meu ♥

    Será que eu posso responder a TAG também? Fiquei com tanta vontade.

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que você falou de Fangirl serve pra mim também, gostei muito da Cath e da relação que ela tinha com o pai. :)

      E olha, pode responder sim! Ia adorar ver as suas recomendações!

      Beijos!

      Excluir
  4. Desses o único que já li foi Coração de Tinta, mas não curti muito, li a triologia inteira porque não gosto de deixar séries inacabadas mas não fez meu estilo :/ Quero muito ler Fangirl, parece ser ótimo ^^
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não gostou de Coração de Tinta. :( Mas ainda assim, que força de vontade em ler os 3, hein? haha Eu quando não gosto já largo no primeiro livro.
      E tenta ler Fangirl sim, vê se você gosta! :D

      Beijos!

      Excluir
  5. Adorei que você leu Orgulho e Preconceito! Jane Austen é minha escritora favorita, simplesmente amo os livros dela.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou querendo ler outros livros dela :D Mas Orgulho e Preconceito continua sendo uma dos meus favoritos!

      Beijos!

      Excluir
  6. BIAAAAA minha linda, que saudade daqui! <3
    Adorei a TAG! Qualquer hora vou roubá-la e fazer também!
    Sai do hiato agora, aos poucos vou colocando a leitura em dia!
    (As vezes me sinto um e.t. por só eu não ter gostado da Brönte).
    Beijos
    4sphyxi4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você voltou, Jaque! Saudades de você e dos seus posts!
      E rouba a tag sim, quero ver o que você indicaria!

      Beijos!

      Excluir
  7. Boa coleção de livros, moça!
    Já li "O Morro dos Ventos Uivantes" e quero muito ver o filme e ler o livro sobre Marte. Sou fascinado por astronomia. Por isso, creio que vou gostar muito de ler/vr "Perdido em Marte".

    Grande abraço!

    ResponderExcluir