1.6.15

Reading Challenge 15/50


O mês é maio e eu só consigo pensar em duas coisas: não estou lendo o suficiente pra completar o desafio dentro do tempo, mas, ainda temos que aguardar as férias, né? :)


   Um livro que se passa em um país diferente

Roleta Russa – Jason Matthews

Sobre o que é:  Depois de alguns tristes acontecimentos (como ter que abandonar a carreira de bailarina) , Dominika Egorova se vê trabalhando no mesmo lugar que o tio, no SVR, o serviço secreto da Rússia. A missão dela é conquistar Nathaniel Nash, agente da CIA, para que ele acabe revelando a identidade do informante russo que coordena.

O que eu achei: Comecei a ler o livro toda interessada no provável romance entre a Dominikia e o Nate – e no fato deles serem “inimigos”. Na verdade, a história foi muito mais do que isso – o que era importante mesmo era a missão, a rivalidade EUA x Rússia – e o romance era só um bônus. O autor – ex-funcionário da CIA, por sinal – muda o ponto de vista entre os personagens (não só os principais), e isso fez com que eu me apegasse a alguns e odiasse outros. A espionagem presente não foi aquela dos filmes, onde os agentes são perfeitos, cheio de acessórios legais e que faz com que você queira ser espião também. Tem algumas partes feias sobre isso, e eu cheguei a ficar um pouquinho agoniada, com aquele medo de dar algo errado. Estava realmente torcendo pelos personagens. O final tinha me decepcionado bastante, e eu estava sem entender como um livro tão bom terminou daquele jeito… Até eu ver que não é um livro único e que uma continuação será lançada em breve! Então, tudo perdoado.
Eu escolhi esse livro para esse desafio porque eu queria sair do clichê dos Estados Unidos, mas na verdade a história acaba se passando em outros países além da Rússia, como Finlândia, Grécia, e sim, os EUA também. Vários países diferentes!
No mais, estou ansiosa pela continuação. Recomendo!

   Um livro com um número no título

Um Mais Um – Jojo Moyes

Sobre o que é: A filha de Jess, Tanzie, é um prodígio da matemática. A menina recebeu uma bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess, que é faxineira, e cuida da filha, do enteado e do cachorro – sem ajuda do pai das crianças – não tem como pagar o restante. A única esperança é uma Olimpíada de Matemática – se Tanzie ganhar, o dinheiro é o suficiente para cobrir os custos com a escola. O problema é que eles nem tem como ir até a cidade onde é a competição. Isso até que Ed Nicholls, cliente de Jess e no momento cheio de problemas em sua vida profissional e pessoal, se ofereça para levá-los.

O que eu achei: Eu comecei a ler esse livro com uma super má vontade – porque o começo estava realmente demorando a me conquistar – mas quando fui ver eu já estava na metade. Os capítulos são pontos de vista alternados entre os personagens, o que é bom pra ir conhecendo cada um. É interessante ver cada um resolvendo seus “perrengues” e acertando a vida, e o quanto essa viagem doida (sério, melhor parte foi a viagem, várias situações!!, arrastaram até o cachorro de um país pra outro) os uniu em tão pouco tempo. E a vida deles não estava fácil não, me arrancou até umas lágrimas. Gostei bastante, porque apesar de apresentar várias dificuldades, no final o que sentimento que ficou comigo foi positivo – que ainda tem pessoas/coisas boas no mundo, que a gente tem o poder de mudar pra melhor.  :)


   Um mistério ou suspense

Seis Anos Depois – Harlan Coben

Sobre o que é: Há seis anos, Jake compareceu ao casamento de Natalie, o amor de sua vida. Ela fez com que ele prometesse que não voltaria a procurar nem ela e nem seu marido. Só que quando ele vê uma notícia informando da morte do marido de Natalie, ele decide entrar em contato, o que o leva a descobrir que tem várias peças que não encaixam na história dela.

O que eu achei: Eu li dois livros do Harlan Coben, e gostei bastante dos dois (principalmente Cilada). Não achei que esse fosse me decepcionar, mas foi o que aconteceu. A história não me prendeu, eu só terminei porque o livro era curto. O motivo do Jake para iniciar toda uma procura pela Natalie não me convenceu – eu não acreditava no amor deles, desculpa. Aí conforme ele ia descobrindo as coisas eu esperava me envolver com o suspense, que me desse aquela vontade de descobrir o que estava acontecendo… Mas não, essa emoção não veio. Nem o final me empolgou, já que o desfecho me pareceu algo que poderia ter sido feito muito antes. É… Não gostei.


   Um livro da sua infância

O Mistério da Estrela – Stardust – Neil Gaiman 

Sobre o que é: Tristran Thorn, morador do vilarejo de Muralha, promete trazer uma estrela cadente para sua amada Victoria. Para isso, ele terá que ir até a Terra Encantada, o que não é permitido ao povo de Muralha. Além disso, outras pessoas também estão interessadas na estrela…

O que eu achei: Reassisti o filme recentemente, então também decidi reler o livro, já que fazia um certo tempo e eu não lembrava direito dos acontecimentos. Eu gosto bastante dele. Acho muito bom o jeito que o Neil Gaiman amarra todos os personagens e suas histórias e não fica confuso.  Adoro também essa coisa “quase” contos de fadas que fica presente (apesar de logo no comecinho já ficar claro que não é conto de fadas e nem lá muito infantil, haha). Não consigo deixar de lembrar do filme – que eu também acho ótimo – e acho que os dois se complementam. No livro tem muitas partes que não tem no filme, e isso poderia ser péssimo, se não tivessem incluído outras ótimas partes que não tem na história original (como o Capitão Shakespeare, do Robert De Niro). O final do livro me decepcionou um pouquinho, porque achei muito “tranquilo”, que as coisas se resolveram muito facilmente; mas ainda assim gostei bastante da leitura.


   Um livro lançado esse ano

Fairest – Marissa Meyer

Sobre o que é: A Rainha Levana é conhecida por ser muito bonita. Na verdade, ninguém sabe qual é a sua verdadeira aparência, já que ela se esconde atrás de seu glamour. Poder esse que Levana também não hesita ao usar para manipular as pessoas em fazer as maldades que ela quiser. Mas será que ela sempre foi assim?

O que eu achei: As Crônicas Lunares é uma das minhas séries favoritas. Adoro a releitura dos contos de fadas que a Marissa Meyer fez, encaixando ficção cientifica, e com isso deixando tanto as princesas quanto os príncipes interessantes. A Levana é uma das vilãs que eu mais gosto, e eu estava achando que seria mais uma daquelas histórias que está na moda – a da vilã ser incompreendida. Mas não foi bem assim. É verdade que no começo eu estava sentindo pena dela, mas depois vi que a intenção era só contar a origem da dela, e não justificar sua maldade. Porque Levana é má e quem já não gostava dela antes vai só ter esse sentimento intensificado. É bom para conhecer os personagens de Luna e o que aconteceu antes de Cinder, que é o primeiro livro. Gostei bastante do livro e serviu para me deixar mais curiosa para final da série.

 

Minha agenda de postagens foi para o espaço, cortesia dos trabalhos e provas do final do semestre. :c Espero colocar tudo em dia o mais rápido possível…

4 comentários:

  1. Caramba, você escreve muito bem! Gostei da forma que falou sobre o livro do Coben. Geralmente, os livros dele são bem curtos e prendem a atenção, mas já que você disse que não, mesmo negativamente, fiquei curiosa pra saber mais da história. Muito legal esses seus desafios! Queria ser uma leitora mais assídua assim, ultimamente minha produtividade caiu bastante. /: Bexos!

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ler mais do que estou lendo, haha. Não vai dar tempo de completar o desafio!
      E eu gostei dos outros livros do Harlan Coben que eu li, mas esse não deu não, só li pra terminar. :/

      Beijos!

      Excluir
  2. Da sua lista, só li o da Jojo mas estou com muita vontade de ler Roleta Russa por conta de umas outras resenhas que eu li. Lendo o que você achou do livro fiquei pirando aqui, ainda mais por saber que tem continuação e que ainda não foi lançada.
    Adorei o post, moça. Seu blog é muito legal mesmo.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante de Roleta Russa, a minha única decepção foi porque eu pensei que era livro único mesmo, haha!
      E muito obrigada! :D

      Beijos!

      Excluir