27.2.15

E eu descobri que amo e-books


E essa discussão livro físico x e-books já é velha, não é? Decidi ressuscitar o assunto por causa da minha mudança de comportamento que eu só vim perceber recentemente.

Em defesa do livro físico, estão lá aquele cheirinho de livro novo, um exemplar pra enfeitar a estante, e claro, a sensação de segurá-lo ao ler. Eu prezava muito por todos esses aspectos e jamais escolheria o e-book ao livro de verdade. Tudo mudou quando eu comecei a ler em inglês. 

Apesar de ter alguns nas livrarias, não acho os livros em inglês tão acessíveis assim. Não é tão fácil achar alguns títulos, e encomendar ou comprar em algum site internacional é demorado. Então, quando tinha algum lançamento que eu sabia que ia demorar pra chegar aqui eu recorria ao e-book. Rápido, fácil, já tava ali pronto pra ler.

E tem gente que não se adapta, mas eu me adaptei aos e-books bem até demais. Não fiquei só nos livros em inglês, passei a ler tudo, no celular mesmo e com isso posso sempre ter os livros comigo, sem peso. Outra das vantagens, que é uma das melhores pra mim, é poder regular o brilho da tela e ler a noite sem acordar a casa toda, haha.

Quando comecei o Reading Challenge, fui ver os livros que eu tenho que estão pegando pó na estante e que não tinha lido até hoje. O que aconteceu… Não tem melhor imagem pra ilustrar do que a segue abaixo.

boy-reading-on-chair
O que é uma posição confortável, hein?

Me acostumei tanto aos e-books e a ler no celular, que na hora de voltar para o livro foi díficil me acomodar com o tamanho, peso, o virar das páginas. Isso me assustou um pouco, confesso. Estou voltando a ler o livro físico, mas tenho que dizer que estou num ritmo mais lento.

E com isso, não estou pronta pra abrir mão dos e-books tão cedo. Na verdade, estava estudando sobre comprar um e-reader, apesar de querer algo com cor para poder ler quadrinhos de achar que o celular continua suprindo muito bem as minhas necessidades. 

Mais alguém aí também gosta de e-books?

8 comentários:

  1. Eu me sinto igual. Adoro comprar livros, aumentar minha estante, mas na hora do vamos ver eu prefiro ebook. Acho mais prático. Meu quarto é escuro então ler no ipad é super conviniente e simples. Leio até tarde da noite sem precisar ter a luz acessa o que é um super bônus quando você tem q dividir o quarto. Fora que hj em dia você encontra quase tudo online e de graça ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário disse tudo, Paula! Adoro comprar os livros, mas percebi que leio muito mais ebook, por ser mais simples. :) (E siiim, a facilidade de achar tudo online, hahaha!)

      Excluir
  2. É meio como uma história que eu venho discutindo com alguns amigos que editam fanzines aqui onde eu moro. Alguns dele torcem o nariz pra Internet, pq acham que não há contato com o papel, com as pessoas, enfim... tb são um tantinho românticos, poetas que são. Mas pra mim, dá no mesmo. Nem sempre eu posso, por questões de tempo mesmo, estar numa livraria, e leio muito PDF. Nessa, eu acho que há uma vantagem. Tb pq vc colocar no Pendrive. etc. Eu, que já sou um pouco "das antiga", fui criado com livros, qddo adolescente, enchi minha prateleira de livros e quando posso e o livro me interessa, compro. Mas pra mim, uma coisa não exclui a outra e sim são coisas complementares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Leonardo, são coisas complementares! Eu também compro alguns livros que eu gosto bastante, acho que não se compara ter o livro na estante com ter um arquivo... Mas na hora de ler mesmo, eu acabo lendo muito mais ebooks!

      Excluir
  3. Acredita que eu ganhei um Lev (leitor de livros digitais) e acabei indo trocar porque não usava?! Vejo a utilidade nele na faculdade, pra não carregar aqueles livros pesados e tal. Mas pra passar o tempo ainda prefiro meu velho e bom livro físico. Sem contar que tem que comprar tbm pra ler pelo leitor (ler pelo leitor! hmmm) e prefiro mesmo a versão física que nunca "acaba a bateria". Vai ver sou meio ultrapassada mesmo, mas não gostei de jeito nenhum. /: Adorei o post! <3

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, comigo a história seria bem diferente! E é verdade, os preços dos ebooks são muito desanimadores, principalmente porque é quase o preço do livro físico mesmo. :( E não acho que você é ultrapassada não, cada um escolhe o que mais agrada (e por isso eu espero que toda aquela história dos livros serem substituídos de vez não aconteça, haha)!

      Excluir
  4. Confesso que tinha preconceito com e-books, mas depois que comecei a ler no ônibus isso facilitou e muito minha vida haha
    mas ainda prefiro livros de papel ~

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
    Vem visitar o blog! aproveita e participa dos sorteios ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho que o livro físico é muito bom, mas o ebook facilitou muuito a minha vida, por isso o amor, haha!

      Excluir